O Intelectual Arrogante

Poucas coisas podem ser mais abomináveis do que um intelectual arrogante. Sujeitos deste tipo brotam como pragas por toda parte.

 

O intelectual arrogante de esquerda é o indivíduo que almoçou com Gramsci no cárcere, tomou chá com Karl Marx e participou de uma suruba com Foucault.

 

O intelectual arrogante de direita renega as suas origens, odeia os pobres – especialmente os seus parentes -, usa roupas caras para passear no iate do patrão e depois alardeia que é seu amigo.

 

O intelectual arrogante que diz pensar “fora da caixinha”, na verdade, usa da liberdade de expressão para desmoralizar adversários.

 

O intelectual arrogante normalmente lê muito, acredita pertencer a uma elite de gênios quando, de fato, pouco contribui com a ciência.

 

O intelectual arrogante escreve sempre em termos universais: “brasileiros isso”, “europeus aquilo”. Porém, fazem sempre abordagens estritas.

 

A eloquência faz o intelectual arrogante convencer muitos leitores de suas teorias. Quando estas caem por terra ficam todos órfãos de certezas, mergulham no ódio contra quem, por sua vez, torna-se relevante graças às suas próprias ideias.

 

O intelectual arrogante passa então a derramar em colunas da grande e velha imprensa toda a sua frustração e baixa autoestima e o faz com enorme habilidade retórica. Assim, renova a sua notoriedade. Leigos incautos passam a considerá-lo invencível e a segui-lo, reiniciando o seu espiral vaidoso decandente.

 

Sua ‘carreira’ finda somente quando ele está a anos luz atrás das inovações acadêmicas das quais nunca fez parte e quando já está feito o estrago provocado pela sua sandice nas mentes dos seus seguidores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s