Manhã no Mediterrâneo

Onze horas e quarenta e dois minutos da terça-feira, vinte e um de Abril. Um programa de tv com participação popular. Homens e mulheres portugueses telefonam e são moderados por uma bem informada jornalista, ‘âncora’ numa bancada de noventa graus.

Muitos dos interlocutores têm acima dos 60 anos, são ‘reformados’, ou desempregados. Também profissionais liberais, com idades à volta de quarenta e cinco anos, representantes de uma classe média abastada, trabalhadores com alta formação, que telefonam para opinar sobre temas de mobilização nacional. Hoje, comentam a “crise no mediterrâneo”, porém transbordam emoções muito mais pragmáticas, chegam a dizer, ‘façam políticas que os ”’prendam”’ em seus países’. Esta racionalidade é interpretada diversamente pelos intervenientes, todavia subjaz o anseio da ‘universalização’ dos ‘benefícios’ do Estado Social pelos países atingidos pelo flagelo da fome e do abandono.

No programa de tv, um Comandante da Marinha acaba de dar sua versão dos fatos, também pelo telefone. Há um ‘comentarista’ sentado diagonalmente à jornalista moderadora, editor de um semanário de relevante influência. Suas opiniões foram confirmada por imensa maioria dos participantes. O canal que assisto agora é especializado em economia e transmitido a cabo.

Uma manhã dilacerante… Ao mar, mulheres e crianças primeiro. Já são mais de 800 pessoas resgatadas do mar Mediterrâneo. A margem africana transbordante no Mediterrâneo. Preocupam-se, especialmente, gregos, italianos, franceses, espanhóis e portugueses. Nas franjas do mar circular, estes ‘europeus’, há milênios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s